sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mobilização contra o calazar é realizada no Parque Potira

As equipes do setor de controle de endemias e zoonoses com o apoio da equipe de educação em saúde e mobilização social estiveram intensificando as ações de controle do calazar no Parque Potira realizando a sorologia canina e a ação educativa casa a casa pelos agentes de controle de endemias. Durante as visitas domiciliares nas ruas Torreon, Poebla e Padre José Alfredo era observado junto aos moradores a importância da limpeza dos quintais e apresentado os locais de risco para a reprodução do mosquito transmissor do calazar, além da importância da posse responsável dos animais. 
 A ação itinerante faz parte do plano de ação para o controle do calazar nos bairros com transmissão intensa da doença, portanto a cada semana a ação estará acontecendo nos bairros casos humanos confirmados. 
 Vale destacar o empenho dos agentes de controle das endemias que prestam relevantes serviços a sociedade Caucaiense efetivando o controle das doenças transmitidas por vetores.

Realização: Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Plano Estratégico de mobilização contra o calazar acontece nesta quinta - 28 de agosto no parque potira

O Departamento de Controle de endemias e zoonoses realizará na próxima quinta feira ações voltadas ao controle do calazar na localidade Parque Potira I, considerada área de transmissão intensa da doença.  Destacam-se as ações de controle e manejo ambiental - Sorologia Canina (Exame nos animais) e as visitas domiciliares orientando a população. Contamos com a parceria da casa de ração Dog House que instalará um stand com brindes avaliação e a distribuição de kits, sendo aguardado

Maiores informações: 3342.8010
Departamento de Controle de Endemias e zoonoses

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Agentes de Controle de Endemias alertam a população a importância dos cuidados com o meio ambiente

Importantes profissionais no contexto da saúde pública, os agentes de controle de endemias priorizam durante as visitas domiciliares as orientações voltadas para o controle das doenças, em especial as doenças transmitidas por vetores mostrando as condições favoráveis dentro dos domicílios facilitando o surgimento dos agravos como dengue e calazar. O município por meio de um plano estratégico evidenciando o controle do calazar  em 2014, em especial nas áreas com ocorrência de casos, os agentes de controle de endemias recebem orientações sobre a doença, principalmente os aspectos relacionados ao animal e meio ambiente facilitando o conhecimento  e consequentemente o aprimoramento da educação em saúde. O objetivo é garantir novas atualizações e informações epidemiológicas e no controle dos vetores facilitando a ação dos agentes de controle de endemias nos domicílios junto a população.

Plano Estratégico de Mobilização Contra o Calazar mobiliza população do bairro Marechal Rondon

Na manhã desta terça feira, 20 de agosto/ 2014 a Secretaria de Saúde de Caucaia, através   do setor de controle de endemias e zoonoses realizou uma importante mobilização direcionada ao controle do calazar. Durante a programação a população recebia orientações sobre a importância da posse responsável dos animais e os cuidados necessário com o ambiente evitando a proliferação no mosquito flebótomo - transmissor do calazar. As ações de sorologia canina e a blitz informativa com o tema "Vamos evitar o calazar" chamou a atenção de pedestre e os condutores de veículos e motocicletas que trafegavam pela rua Cruzeiro Velho - Marechal Rondon contando com a participação dos mobilizadores sociais e agentes comunitários de saúde. Enquanto isso a equipe da zoonoses realizava a sorologia canina e orientava a população sobre o exame sorológico.
Vale destacar a parceria com a equipe da casa de ração DOG HOUSE que disponibilizou sua equipe na distribuição de ração, vitamina animal entre outros brindes atraindo ainda mais a população.Durante a semana os agentes de controle de endemias estarão intensificando as visitas domiciliares compartilhando   as informações referente ao cuidado com o ambiente e consequentemente uma melhor atenção aos animais.
Contato do setor de controle de endemias e zoonoses - 3342.8010.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Plano estratégico de controle do Calazar é desenvolvido no bairro Marechal Rondon

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta feira, 20 de agosto ações voltadas para o controle do Calazar, iniciando no bairro Marechal Rondon, considerado um dos bairros de transmissão intensa da doença. Dentre as ações destacam-se as visitas domiciliares orientando a população para a limpeza do ambiente e o cuidado com os animais. Também acontecerá a blitz educativa e a sorologia canina no stand que estará montado enfrente ao Centro Integrado do Desenvolvimento - CIDI.
A intenção é alertar a população sobre a prevenção e controle do Calazar.  A transmissão do calazar acontece através do inseto flebótomo. Os sintomas em cães são emagrecimento, feridas no focinho e nas orelhas, crescimento acentuado das unhas, queda de pelos e hemorragias. Em humanos, a manifestação se dá por meio de febre, tosse seca, anemia, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, hemorragias e queda de cabelos.
 Maiores informações: 3342.8010

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Campanha de Vacinação Anti-Rábica é iniciada na zona rural de Caucaia

A Secretaria de Saúde de Caucaia por meio do setor de controle de endemias e zoonoses, antecedendo ao dia nacional de vacinação anti-rábica, programado para o mês de novembro, iniciou na zona rural a vacinação anti-rábica. A estratégia  de iniciar a vacinação na zona rural faz parte do planejamento/ 2014 do controle de endemias e zoonoses para garantir uma melhor cobertura vacinal nas localidades existentes no município estimada ao termino da campanha em 95% da cobertura vacinal alcançada. A vacinação na zona rural vem sendo realizada  casa a casa contando com o total empenho dos agentes de controle de endemias que garantem através  da vacinação o controle da raiva canina em nosso município.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde de Caucaia desenvolve novas estratégias no controle da dengue

O setor de controle das endemias e zoonoses buscando novas estratégias no controle dos mosquitos Aedes Aegypti inicia projeto piloto com a utilização do peixe beta, colocados em depósitos de acumulo de água   do tipo tambores de 200 litros, tanques cisternas e cacimbas, ou seja, os depósitos que apresentam grande reincidência das larvas do mosquito transmissor da dengue ao longo do ano. 
O projeto piloto será testado inicialmente na localidade do Guaié - região das praias, motivado pela elevada taxa de infestação predial que ocorre naquela localidade, atualmente sendo o índice de  13.72% de infestação predial pelas larvas do aedes aegypti fora dos parâmetros de controle.
O projeto consiste em 03 etapas, inicialmente a preparação da logística do município  para armazenar os peixes, a capacitação dos agentes do controle de endemias e zoonoses para a aplicação do peixe nos depósitos com as orientações junto a população e a avaliação dos depósitos protegido com peixes refletindo na redução dos índices.

Realização: Controle de Endemias e zoonoses