sábado, 30 de novembro de 2013

Secretaria de Saúde de Caucaia intesifica a realização do teste rápido do HIV

Durante o mês de novembro por ocasião do novembro azul também foi realizado a Campanha Fique Sabendo que é o teste rápido do HIV. Em caso de resultado positivo nos testes, uma equipe faz o encaminhamento para o Serviço Ambulatorial Especializado de DST's e Aids - SAE que está localizado na Rua Edson da Mota Corrêa, ao lado da igreja matriz.  Vale lembrar que o SAE funciona de segunda a sexta das 08h às 16h e as pessoas podem procurar o serviço para a realização do teste rápido.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Parceria entre Estado e Município resulta em mais investimentos na saúde em Caucaia



A implantação da nova rede de assistência à saúde marcou na noite desta terça feira 26.11 em Caucaia, mas um feito da parceria entre o Governo do Estado e o município de Caucaia que tem garantido grandes investimentos na rede de saúde. A Policlínica recebe o nome do  Dr. José Correia Sales, mas conhecido por Dr. Dedinho.  Em Caucaia já foram construídos pelo governo do Estado o Centro de Especialidades Odontológicas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
 Vizinha ao CEO regional, a policlínica, como unidade regional e sob gestão do consórcio público de saúde, fica em Caucaia, na CE 090, esquina com a Rua Coronel Correia, mas atenderá a população de 572 mil habitantes dos municípios de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Tejuçuoca. A policlínica regional recebeu investimentos de R$ 12.327.512,86 em obras e equipamentos, recursos exclusivos do governo do Estado. 
 Na policlínica regional, tipo II, a população terá acesso a consultas em 13 especialidades médicas: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastrenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Terá também acesso a exames complexos. Além da tomografia computadorizada, que antes não havia na rede pública da região, a população realizará outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.  
 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Caucaia é contemplada com o Curso de Educação Popular em Saúde com vagas destinadas aos agentes comunitários e agente de controle das endemias

O Curso de Educação Popular em saúde é uma parceria do Ministério da Saúde com a Fundação Osvaldo Cruz e tem como objetivo contribuir com a atuação dos profissionais das equipes de atenção básica em saúde, em especial dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias em relação as práticas educativas, de mobilização social e promoção da saúde.
A solenidade de lançamento do Curso de Educação Popular em Saúde acontecerá no próximo dia 27 às 09h no Centro de Eventos do Ceará.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Caravana da Saúde com a prevenção do câncer de próstata, nesta sexta - 22 de novembro, no Nova Metrópole


Continuando a programação novembro azul, a Secretaria de Saúde estará na sexta feira, 22 de novembro na unidade de saúde Sérgio Rodrigues, situada no conjunto nova metrópole com serviços importantes, de maneira especial atendendo ao público masculino. Consultas médicas com a marcação para o urologista, avaliação do peso e altura, além da realização do teste rápido do HIV.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mobilização contra o câncer de próstata e a realização do teste rápido do HIV, amanhã - 19 de novembro no Araturi


A programação novembro azul organizada pela Secretaria de Saúde de Caucaia terá inicio amanhã, 19 de novembro no CRAS - Araturi, José Turíbio em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social. O foco da ação é mobilizar os homens com idade igual ou superior aos 40 anos para prevenção contra o câncer da próstata, quebrando o tabu e o medo do homens na hora de procurar orientações médicas. Durante a programação também será oferecido os serviços: Teste rápido do HIV, aferição de pressão e glicemia, consultas médicas, encaminhamento de consultas para o urologista, coleta de sangue para exames, avaliação do câncer de boca, distribuição de preservativos dentre outros. A ação acontecerá das 08h as 12h.

domingo, 17 de novembro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA ORIENTA GRUPOS DA 3ª IDADE COM ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA O CALAZAR



Em continuidade as ações de informação e prevenção contra o Calazar, a Secretaria de Saúde realizou na manhã do ultimo Sábado, 16 de novembro uma mobilização por meio do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social com os esclarecimentos das medidas de controle do ambiental e no cão contra o flebotomo - mosquito transmissor do Calazar. Na ocasião o grupo da 3ª idade com mais de 80 integrantes do Centro Integrado do Desenvolvimento Infantil - CIDI, localizado no bairro Marechal Rondon - Jurema poderam conhecer sobre a doença e de maneira bem especial aprender sobre as medidadas de controle que deve ser adotada nos domicilios.



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Secretaria da Saúde de Caucaia realizará mobilização para a prevenção do câncer de próstata e o teste rápido do HIV/ AIDS

Outubro foi dedicado ao combate ao câncer que acomete as mulheres. Durante o mês de outubro diversas ações marcaram a mobilização realizada em Caucaia  de incentivo a realização da prevenção ginecológica e a mamografia. Agora chegou a vez do homem ser o alvo das ações preventivas. A recomendação é que a partir dos 40 anos, o homem comece a fazer os exames preventivos.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará programação para mobilizar aos homens para prevenção do câncer de próstata com o encaminhamento para o urologista, além do teste rápido do HIV, orientando para a importância do sexo seguro, abrangendo a população em geral. Durante a programação será realizado outros serviços do tipo: Avaliação do peso e altura/ Aferição da pressão arterial e glicemia/ Avaliação do câncer de boca/ avaliação com a nutricionista/ distribuição de preservativos dentre outros.
Atenção! Todos os homens a partir de 40 anos estão convidados. 
Programação:
19.11 - CRAS - Rubens Vaz (Marechal Rondon) das 08h às 12h;
22.11 - Unidade de Saúde Sérgio Rodrigues (Nova Metrópole) das 08h às 12h;
26.11 - Unidade de Saúde do CAIC (Padre Júlio Maria) das 08h às 12h;
28.11 - Unidade de Saúde Maria de Jesus Ferreira (Residencial Metropolitano) das 08h às 12h;
29.11 - Realização de blitz educativa na Praça Matriz de Caucaia - Alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.