sexta-feira, 31 de maio de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL SERÁ DE 08 A 21 DE JUNHO

Uma nova campanha de vacinação em crianças está com a data definida pelo Ministério da Saúde. De 8 a 21 de junho os pais têm o compromisso com a saúde dos filhos. Nesse período, ocorrerá em todo o país a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. No Ceará, a meta é imunizar 594.019 crianças. Atenção para a idade: serão vacinadas as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar, no mínimo, 95%, das crianças nessa faixa etária. No ano passado, o Ceará superou a meta, atingindo 98,63% do público de crianças com menos de 5 anos.
Outras vacinas
Nos postos, durante a Campanha da Vacinação contra a Paralisia Infantil, haverá oportunidade para atualizar os cartões de vacinação.  Isso porque, além da pólio, estarão à disposição outras vacinas. Entre elas,  a vacina contra hepatite B, rotavírus, difteria e tétano, pneumocócica 10 valente, menigocócica conjugada C.  
Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará.





segunda-feira, 27 de maio de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA INTENSIFICA AS AÇÕES DE CONTROLE DA DENGUE NA LOCALIDADE PLANALTO CAUÍPE

EQUIPE DAS ENDEMIAS
AGENTE SANITARISTA COLACA AREIA NOS PNEUS INSERVIVEIS
ESCOLA SAUL GOMES PARTICIPA DA MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE
FUMACÊ COSTAL PERCORRE RUAS DO PLANALTO CAUÍPE
A POPULAÇÃO FOI ORIENTADA  PARA AÇÃO DO FUMACÊ

 INSPEÇÃO NOS DEPÓSITOS
Na manhã desta sexta feira, dia 24 de maio, técnicos da vigilância a saúde realizaram uma reunião na escola Saul Gomes - Planalto Cauípe, contando com a participação de lideranças religiosas, da associação comunitária, comerciantes, rezadeiras, professores e agentes de saúde. A reunião resultou na participação direta dos atores da comunidade passando a ser multiplicadores das informações preventivas contra a doença na comunidade.

A localidade Planalto Cauípe apresenta 13 notificações de casos suspeitos de Dengue, sendo 08 casos já confirmados da doença, e ainda muitos residências apresentam as larvas do mosquito potencializado ainda mais a reprodução do vetor.

A ação com o fumacê costal inicio-se na tarde da ultima  quinta feira, devendo seguir até terça feira, 28 de Maio. Vale lembrar que na terça feira a equipe com o médico e enfermeiro da ESF Matões estará atendendo as pessoas com a sintomatologia da doença, e ainda será realizado a coleta de sangue e dispensado medicamento básico.Também está programado o mutirão, inclusive com a disponibilidade de peixes para os depósitos com água.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JANDER PEREIRA MACHADO NO ARATURI REALIZA CURSO PARA AS GESTANTES

ORIENTAÇÕES COM O MÉDICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PARTO NORMAL
ORIENTAÇÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE
EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS INFORMANDO A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO
O curso para as gestantes coordenado pela enfermeira Lêda Mesquita acontece desde Abril, devendo ser concluído no dia 26 de Junho. O curso tem como objetivo orientar e garantir as gestantes uma gestação sem problemas contando com a participação durante os encontros de uma equipe multiprofissional composta por  médicos, dentistas, enfermeiras, fonoaudiologos, nutricionistas, fisioteraputas, terapeutas ocupacionais e psicologo. O curso é realizado toda as quarta feira, antes das consultas oferecendo as gestantes que realizam o pré natal naquela unidade a humanização no atendimento básico de saúde.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA PARTICIPA DO DIA DE AÇÃO VOLUNTÁRIA NA FUNDAÇÃO BRADESCO

EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DA AÇÃO VOLUNTÁRIA
AGENTES DE SAÚDE ORIENTAM PARA A PREVENÇÃO DO HIV/ AIDS E DISTRIBUEM PRESERVATIVOS
TESTE RÁPIDO DO HIV E HEPATITE TAMBÉM OFERTADO A POPULAÇÃO
EQUIPE DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL PRESENTE NO EVENTO
APLICAÇÃO DE FLÚOR BASTANTE PROCURADO PELA POPULAÇÃO
APÓS A APLICAÇÃO DE FLÚOR AS PESSOAS RECEBIAM O KIT COM PASTA E ESCOVA
SECRETÁRIA ADJUNTA DA SAÚDE ACOMPANHA  A AÇÃO VOLUNTÁRIA

VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL
VERIFICAÇÃO DE GLICEMIA
EQUIPE DA IMUNIZAÇÃO PRESENTE AO EVENTO
A POPULAÇÃO RECEBEU INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DA DENGUE NOS BAIRROS
CONSULTAS COM O CLINICO GERAL
A Secretaria de Saúde participou de mais uma edição do Dia Nacional do Voluntariado na Fundação Bradesco, no último Sábado, 18 de Maio. Na ocasião os técnicos se empenharam para oferecer serviços de sáude e orientar a população para a prevenção das doenças, sendo disponibilizados os serviços: Consultas médicas com o clinico geral, realização do teste rápido tanto para o HIV, quanto para a Sífilis e as Hepatites, atualização do calendário vacinal dispondo da vacina contra a influenza, verificação da pressão arterial e glicemia, aplicação de flúor com a distribuição de pasta e escova, a dispensação de medicamentos e a distribuição de preservativos. 
 As equipes das endemias e mobilização social chamavam a atenção da população para a situação dos bairros de Caucaia com os indices de infestação do Aedes Aegypti elevado, e ainda orientavam quanto a prevenção, inclusive apresentando o ciclo biológico do mosquito com as orientações do técnico dolaboratório de entomologia do município.
Dra. Silvana Coelho coordenadora da atenção básica coordenou toda a estrutura da saúde na ação voluntária contando com o apoio de sua equipe de supervisão garantindo a logistica necessária durante o evento.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

OPERAÇÃO QUINTAL LIMPO SERÁ REALIZADO NESTA SEXTA FEIRA, DIA 17 NO BAIRRO GUADALAJARA


A Secretaria Municipal de Saúde dando continuidade a Campanha Municipal de Mobilização Contra Dengue  estará amanhã realizando mais um Operação Quintal Limpo, agora no bairro Guadalajara. A ação tem como finalidade  principal alertar e informar a população contra os elevados índices de infestação predial incentivando a população ao manejo correto dos depósitos de acúmulo de água nas residências e a limpeza dos quintais, além da busca ativa de casos novos da doença na região.
Vale lembrar que a programação acontecerá das 08h às 11:30h contando com a participação de 40 profissionais entre agentes de saúde, agentes de controle das endemias e mobilizadores sociais, além da parceria com a Secretaria de Patrimônio, Serviços Publicos e Transportes e a Assessoria de Comunicação.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CARAVANA DA PREVENÇÃO NESTA QUINTA FEIRA, 16 DE MAIO NA COMUNIDADE DA TUCUNDUBA

 
 
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde estará levando nesta Quinta Feira, dia 16 de Maio das 08h às 12h a Caravana da Prevenção para a comunidade da Tucunduba, na Escola José Nunes de Miranda. Na ocasião a população será beneficiada com os atendimentos básicos de saúde, além das dicas de saúde para a prevenção das doenças.
Durante a programação será disponibilizado os atendimentos em consultas médicas, odontologia com a escovação e distribuição do kit pasta e escova, a verificação da pressão arterial e glicemia, verificação do peso, oficinas com os profissionais do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Famíli e a dispensação de medicamento e o teste rápido do HIV.
 Nos meses de Março e Abril a Caravana da Prevenção realizou mais de 1.140 atendimentos básicos de saúde, lembrando que semanalmente a equipe de profissionais chegam de maneira programada nas localidades para promover ações de prevenção e as orientações para hábitos de vida saudável da população, estimulando a população para o cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce de doenças.
Realização: Secretaria Municipal de Saúde

sexta-feira, 10 de maio de 2013

CAMINHADA DE INTEGRAÇÃO DAS FRONTEIRAS ENTRE CAUCAIA E FORTALEZA CHAMA A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DOS BAIRROS MARECHAL RONDON E IV ETAPA DO CONJUNTO CEARÁ







Na manhã desta sexta feira, 10 de Maio as equipes da atenção básica, endemias e mobilizadores sociais do bairro Marechal Rondon e IV etapa do Conjunto Ceará estiveram realizando uma caminhada denominada integração das fronteiras, chamando a atenção da população para os elevados indices de infestação do Aedes Aegypti em ambos os bairros.
A caminhada contou com o contingente de 100 profissionais de saúde entre agentes de saúde, agentes de endemias e mobilizadores sociais com o repasse de informações referentes a predominância de depósitos nos bairros com acúmulo de água de uso doméstico dentro das residências. Vale lembrar que durante a semana a Secretaria de Saúde de Caucaia em parceria com as Secretarias de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte e Assessoria de Comunicação promoveram a ação Operação Quintal Limpo no Marechal Rondon, sendo visitadas 800 casas na região limitrofe com Fortaleza, e ainda havendo a dispensação pelos moradores de diversos depósitos de acúmulo de água do interior dos domicilios do tipo tambores, potes quebrados dentre outros.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA A VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NAS SECRETARIAS E AUTARQUIAS DE CAUCAIA

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira, 10 de maio, em Caucaia a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando a campanha com a meta de imunizar a população de  idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. 
Durante esta semana a Secretaria Municipal de Saúde levou as equipes de vacinação as secretarias municipais garantindo a oferta de vacinação para os seguintes  secretarias  e demauis órgãos públicos de nosso município: Educação, saúde comunicação, controladoria, finanças, turismo, esporte e lazer, gabinete do prefeito, administração, ciência e tecnologia, agricultura, infraestrutura, procuradoria geral, ouvidoria geral, secretaria de patrimônio, serviços públicos e transportes, selo unicef, além da autarquia municipal de trânsito e o fórum judiciário do município. A próximas visitas da equipe de imunização será na Secretaria do Desenvolvimento Social - SDA e a garagem.
 A Secretaria de Saúde alerta que além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são  fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Maiores Informações: Coordenação da Vigilância a Saúde.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

CAUCAIA E FORTALEZA REALIZAM MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE.








A Secretaria Municipal de Saúde em parceria a Secretaria Executiva Regional V realizou na manhã desta quinta feira, dia 08 de Maio a ação referente a Operação Quintal Limpo na região fronteira entre os bairros Marechal Rondon e a 4ª do Conjunto Ceará.  De acordo com os últimos resultados de pesquisa larvária o bairro Marechal Rondon apresentou um índice de infestação predial de 6.73%, já o Conjunto Ceará II situado na área limítrofe com Caucaia apresenta um índice atual de 1.88%. A mobilização tem como finalidade principal alertar e informar a população contra os elevados índices de infestação predial incentivando a população ao manejo correto dos depósitos de acumulo de água nas residências e a limpeza dos quintais, além da busca ativa de casos novos da doença na região.

Vale lembrar que a operação quintal limpo continuará neste dia 09 de Maio, antecedendo a caminhada de integração, das fronteiras uma das estratégias da CAMPANHA CIDADE LIMPA CAUCAIA SEM DENGUE, neste região de limitrofe, orientando a população para a o manejo correto dos depósitos, considerando a grande predominância no bairro dos criadouros do tipo potes, tambores e tanques facilitando a proliferação do Aedes Aegypti. 
Coordenação de Vigilância a Saúde