quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SAÚDE + 10: MUNICÍPIOS DEVEM ENVIAR COLETAS PARCIAIS DE ASSINATURAS

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) solicita que os municípios cearenses encaminhem as assinaturas já colhidas em prol do Movimento Saúde +10 para um primeiro balanço. As fichas preenchidas devem ser encaminhadas para a sede do Cosems (Rua dos Tabajaras, 268 – Praia de Iracema/Fortaleza (CE) – CEP: 60060-510). Apesar deste envio parcial, os municípios devem continuar a coleta de assinaturas até o final do ano.  O Cosems lançou, oficialmente, a campanha local e a coleta de assinaturas, no último dia 10 de agosto. Como parte das ações da campanha, o Conselho encaminhou para os 184 municípios cartazes e blocos com formulários de assinaturas.

No último dia 3 de outubro, a coordenação nacional do Movimento definiu que as entidades envolvidas devem centralizar, enviando ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), todas as assinaturas coletadas para contagem oficial, que está marcada para o dia 30 de outubro no CNS, em Brasília. A coordenação nacional do Saúde + 10 deliberou, também, a realização de um Ato em Defesa da Saúde Pública: Saúde + 10 a ser realizado em várias capitais do Brasil. Em Fortaleza, a atividade está agendada para 20 de novembro.

O objetivo do movimento é coletar 1,5 milhão de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. Atualmente, os municípios brasileiros devem repassar 15% da sua receita e o Estado, o valor de 10%, no entanto, segundo os gestores, esses valores são ultrapassados sempre.

Atualmente, a lei complementar nº 141, de 13 de janeiro 2012, que regulamentou a Emenda Constitucional 29, determina que os Estados destinem 12% de suas receitas brutas para saúde. Já os municípios devem investir, no mínimo, 15%. No entanto, a Emenda 29 não estabelece um patamar mínimo para a União, que tem repassado em torno de 6% de suas receitas brutas para a saúde.  A mobilização busca alterar a emenda e, com isso, acrescentar o patamar de 10% dos investimentos para a União.

PARTICIPAÇÃO - Para participar do Movimento, que não tem data prévia para ser finalizado, basta imprimir e preencher o formulário, disponível no site do Cosems (www.cosemsce.org.br), com os dados do cidadão signatário (nome, endereço, título de eleitor, zona, seção, data de nascimento e município). Mais informações sobre o Movimento Nacional no site www.saudemaisdez.org.br.

Apoio:
Secretaria de Saúde de Caucaia
Conselho Municipal de Saúde de Caucaia

SAÚDE E EDUCAÇÃO JUNTAS NO COMBATE A TUBERCULOSE

FRASES DE SENSIBILIZAÇÃO SÃO PRODUZIDAS PELOS ALUNOS

ESCOLA ANTONIO ALBUQUERQUE MAIS UMA PARCEIRA NO CONTROLE DA TUBERCULOSE
A Secretaria de Saúde de Caucaia por meio da equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social em parceria com a Escola Antonio Albuquerque de Sousa Filho, localizada no Parque Potira realizou ações de sensibilização e orientações aos alunos e professores sobre o tema Tuberculose por meio de oficinas, palestras, sessão de vídeo e seminários, esclarecendo principalmente sobre os sintomas e tratamento da doença. Durante a programação os alunos participavam das oficinas e ja tinham como missão desenvolver por meio de pesquisas e ações lúdicas trabalhos que subsidiaram a troca de informações entre as séries do fundamental II.
PESQUISA SOBRE O TEMA E CRIATIVIDADE
ALUNOS E PROFESSORES EXPLORAM A INTERDISCIPLINARIDADE
ESTIMULO AS PESQUISAS
Após as oficinas os alunos mobilizaram-se e produziram apresentações com destaque para as pesquisas, fantoches, dramatizações, paródias tudo relacionado com a prevenção e o combate a Tuberculose.
INFORMAÇÕES NOS CARTAZES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
DRAMATIZAÇÃO SOBRE O TEMA
CARTAZES CHAMAM ATENÇÃO PELA CRIATIVIDADE
TRABALHOS SÃO EXPOSTOS NOS CORREDORES DA ESCOLA
NA RECEPÇÃO DA ESCOLA ALUNOS EXPÕEM INFORMAÇÕES SOBRE A TUBERCULOSE
DIREÇÃO DA ESCOLA GRANDE APOIADOR DA AÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA TAMBÉM PARCEIRA NO CONTROLE DA TUBERCULOSE
O objetivo principal da Campanha é promover a Educação em saúde para a comunidade escolar por meio das informações utilizando recursos metologicos a fim de aumentar a detecção de novos sintomáticos respiratórios e consequetemente o acesso ao tratamento. Agradecemos a todo Núcleo Gestor da Escola Antonio Albuquerque de Sousa Filho pelo empenho e parceria com a Secretaria de Saúde abraçando a causa e proporcionando a formação de novos multiplicadores no Controle da Tuberculose.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde.

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

SECRETARIA DE SAUDE INTENSIFICA AS AÇÕES DO OUTUBRO ROSA 2012

Campanaha para a Prevenção do Câncer de Mama e Ginecologico
APOIO AO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA/ 2012
A Secretaria de Saúde de Caucaia durante o mês de Outubro vem intensificando as ações de prevenção a Saúde da Mulher, desenvolvendo a Campanha a Saúde da Mulher em 1º Lugar, levando uma programação especial para 04 áreas diferentes garantindo a realização de exames de prevenção ginecológica, o teste rápido do HIV e das Hepatites, a marcação das mamografias dentre outros serviços em benefício à saúde da mulher.


VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL

AVALIAÇÃO DO CÂNCER DE BOCA

APLICAÇÃO DE VACINAS

A campanha objetiva principalmente sensibilizar a todas as mulheres sobre a importância da prevenção do Câncer Ginecológico e de Mama para a importância do diagnóstico precoce. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
PALESTRAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA


PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES DURANTE AS PALESTRAS

ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER GINECLÓGICO

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
CONVITE AS MULHERES PARA PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA
ORIENTAÇÕES SOBRE OS METODOS CONTRACEPTIVOS
VERIFICAÇÃO DA GLICEMIA
AS CRIANÇAS RECEBEM A ATENÇÃO DA EQUIPE DO NASF NO MOMENTO DOS ATENDIMENTOS
“NÚMEROS PARCIAIS DA CAMPANHA: A SAÚDE DA MULHER EM 1º LUGAR”, REALIZADAS NOS DIAS 18 E 23 DE Outubro/ 2012 NAS ESCOLAS ANTONIO ALBUQUERQUE E RUBENS VAZ DA COSTA RESPECTIVAMENTE:

Prevenção do Câncer Ginecológico – 169
Glicemia – 201
Verificação da Pressão Arterial – 268
Escovação – 637
Marcação de Mamografias – 81
Vacinas – 96
Teste Rápido HIV – 50
Detecção do Câncer de Boca – 82
Teste Rápido da Hepatite – 25

Próximas ações da Campanha a Saúde da Mulher em 1º Lugar.

Dia 23.10 na Escola Erbe Teixeira na Iparana;
Dia 30.10 na Escola Antonio Braga.

Realização: Secretaria de Saúde de Caucaia

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DO DESFILE COMEMORATIVO AOS 253 ANOS DE CAUCAIA




A Secretaria de Saúde participou na manhã do dia 15 de Outubro de 2012 do desfile comemorativo aos 253 anos de Caucaia, apresentando a equipe de profissionais, os serviços, programas e campanhas desenvolvidos em Caucaia. Durante o desfile os serviços eram apresentados por meio de placas e faixas as diversas pessoas que estavam empolgadas acompanhando o desfile dos vários orgãos e equipamentos do Governo Municipal de Caucaia.


Campanhas relacionadas ao combate a Dengue, a Saúde do Homem, o Tabagismo e atualmente o Outubro Rosa também foram lembradas pelos profissionais atarvés das faixas simbolizando as ações desenvolvidas em Caucaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde.



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CAMINHADA MARCA ABERTURA DO OUTUBRO ROSA EM CAUCAIA





A abertura do Outubro Rosa em Caucaia aconteceu nesta Quinta Feira com a caminhada que destacou a abertura da Campanha: A Saúde da Mulher em 1º Lugar. Contando com as presenças das mulheres profissionais de saúde, representantes das secretarias municipais, conselhos de saúde e da mulher dentre outras. A ação objetivou o alerta as mulheres Caucaienses para a realização dos exames de mamografias a partir dos 40 anos devendo ser realizado anualmente e ainda a sensibilização contra as diversas formas de violências contra as mulheres. A caminhada saiu da Praça da Matriz finalizando na Praça Fausto Sales ”Praça da Câmara dos Vereadores” aonde aconteceu o lançamento da Campanha: “A SAÚDE DA MULHER EM 1º LUGAR”.



O QUE ACONTECERÁ DURANTE A CAMPANHA: A SAÚDE DA MULHER EM 1º LUGAR

A ação é destinada ao atendimento à mulher contemplando as seguintes ações: Ciclo de palestras: Aleitamento materno, câncer do colo do útero e mama, HIV/ AIDS, métodos contraceptivos. Pré-natal e Hepatites, Realização de Glicemia e verificação de PA, Detecção do câncer de boca, Aplicação de flúor, Prevenção ginecológica, Teste rápido do HIV, encaminhamentos para mamografias e aplicação de vacinas .

CRONOGRAMA DA CAMPANHA:

ü  17.10 – Na EEIF Antônio Albuquerque no Parque Potira;

ü  18.10 – Na EEIF Rubens Vaz da Costa na Jurema;

ü  23.10 – Na EEIF Herbe Teixeira na Iparana;

ü  30.10 – Na EEIF Antônio Braga no Planalto Caucaia


O CÂNCER DE MAMA é a causa mais freqüente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresenta boa eficiência (exame clinico e o auto-exame). Vale lembrar se detectado no começo, o Câncer de Mama tem quase 100% de chances de ser curado.