segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

BACTÉRIA NO COMBATE À DENGUE

A Fiocruz anúnciou no último 24 de Setembro sua participação em parceria com a Universidade de Monnash, na Austrália, em nova pesquisa para o controle da Dengue. O novo método consiste em imunizar o próprio mosquito transmissor com bactéria, a Wolbachia, que pode bloquear a transmissão do Vírus. Essa é uma alternativa que os cientistas avaliam como natural e autossustentável, informou a agência Fiocruz. A Wolbachia está presente em 70% dos insetos do mundo. Quando entra no organismo humano por meio das picadas não apresenta efeitos negativos. Mosquitos com a bactéria soltos no ambiente se reproduzem e transmitem-na para a prole, fazendo com que os insetos também tenham a Wolbachia. 

O metódo foi testado no Vietnã, Indonésia e Austrália, onde a pesquisa está no estágio avançado - Já foram soltos os primeiros mosquitos transgênicos em duas cidades, no ano passado. Três meses depois, 100% dos mosquitos locais não transmitem mais a Dengue, e até hoje o índice continua praticamente o mesmo.

No Brasil, o trabalho está em fase de testes iniciais de laboratório, mas os primeiros mosquitos imunes à Dengue devem chegar às ruas do Estadodo Rio de Janeiro em 2014, como parte dos estudos controlados. Se a estratégia internacional for bem suscedida, irá beneficiar 2,5 bilhões de pessoas que vivem em áreas de transmissão da doença em todo o mundo.

Fonte: Revista Radis - Edição n°.122 de Novembro de 2012.
Célula de Comunicação da Secretaria de Saúde de Caucaia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário