sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Controle Social Efetivo na Saúde



 
                CONTROLE SOCIAL EFETIVO NA SAÚDE
        CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE VISITA A UPA

Com a finalidade de manter sempre atuante  a participação do controle social  no município os conselheiros municipais de saúde visitaram as dependências da Unidade de Pronto Atendimento, recém-inaugurada no município de Caucaia com a finalidade de conhecer e acompanhar o funcionamento da UPA.

Durante a visita os conselheiros conheceram como funciona o acolhimento e a classificação por perfil de atendimento, os consultórios clínicos e pediátricos, os leitos de observação adulto e infantil a sala de raios-X, além das salas de medicação e nebulização. A visita faz parte da programação do Conselho Municipal de Saúde que atua principalmente na fiscalização das ações e serviços de saúde em prol do SUS acessível a todos.

 No desfecho da visita os conselheiros juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a gerência da UPA avaliaram a estrutura da UPA e a resolução nos atendimentos, sendo contabilizado desde a inauguração cerca de 4.000 atendimentos devendo ainda o serviço ampliar sua capacidade e organização no fluxo de paciente com o perfil para serem atendidos na UPA.

Vale lembrar que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, fiscalizador das politicas de saúde implantadas e implementadas no município, exercendo o papel de fiscalização, praticando o Controle Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário